Translate

domingo, 28 de dezembro de 2008

Mortes violentas

Sem indícios de constrangimento, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Estado do Ceará informa que hoje, já passam de 80, são 83, as mortes violentas de mulheres em todo o estado, em 2008. As mortes, provocadas por ciúmes, intolerância, posse, agressividade, tem feito os crimes passionais aparecerem como um dos primeiros na lista das estatísticas de violência contra a mulher. Note-se que os crimes praticados contra a mulher, são ricos em requintes de crueldade, e se não matam, deixam marcas profundas na vítima e em suas famílias.

No Barrocão, bairro pobre de Itaitinga, foi encontrada morta em um terreno baldio, a diarista Maria Moura, 38 anos, viúva, sete filhos menores. Maria vivia e sustentava a prole com um salário mínimo de sua pensão, mais o que ganhava com o trabalho doméstico de diarista. Foi espancada, torturada, sofreu violência sexual, teve os mamilos arrancados com mordidas, e foi finalmente morta.

No período dos feriados natalinos e de ano novo, momento que deveria se caracterizar por um clima de paz, alegria e harmonia, esta é a triste realidade que vivemos no Ceará. Um dos jornais de maior circulação, estampou em uma só edição, entre muitas outras, estas manchetes:

Mais uma mulher assassinada
Bandido morre após trocar tiros com a PM
Agricultor é morto a pauladas
Bala perdida atinge criança de 10 anos
IML registra 23 mortes violentas nos feriados de Natal, ou seja, entre a noite de 23 e a manhã de 26
Jovem encontrado morto com tiro na cabeça
Conjunto São Miguel: Clima continua tenso no bairro

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Estado, que Estado?

No último trimestre de 2008 aumentaram muito em minha caixa de mensagens eletronicas, aquelas que davam conta da chegada do Natal e que sugeriam a doação de um quilo de alimentos para determinadas instituições, ou até depósitos em dinheiro em determinadas contas bancárias, para amenizar o sofrimento, na noite de Natal, daqueles que moram em abrigos, asilos, nas ruas.

Sempre respondi a estas mensagens com uma pergunta: Estas pessoas carentes terão uma bela noite de Natal, e nos outros 364 dias do ano, o que você propõe que se faça? Nunca recebi nenhuma resposta.

Aristóteles ensinava que “o homem é por natureza um animal social, e um homem que, por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma seria desprezível ou estaria acima da humanidade”. Esta concepção aristotélica está clara em A Política, obra permanentemente atual, onde ele afirma que “a cidade tem precedência por natureza sobre o indivíduo, porque este não é auto-suficiente, e está em relação à comunidade como as outras partes em relação ao todo”.

Já nem é necessário aderir ao pensamento de Thomas Hobbes sobre condição humana, sua fragilidade, seu egoísmo, seu instinto natural de sobrevivência, que o levam à agressividade e às guerras, para que então possamos compreender a luz que se projeta sobre a realidade sombria dos nossos dias, que demonstram claramente que o homem ainda não atingiu a maturidade que lhe permita se autogovernar e conviver com o seu semelhante e com a natureza.

Boa a idéia de se fazer algo pelos moradores de rua, ou dos asilos e abrigos na noite de Natal. Mas por que não unir os esforços de várias pessoas, ou formar uma Ong, e trabalhar pelo próximo durante todo o ano? Não para substituirmos o Estado. Este trabalho é setorial, regional. O papel do Estado é insubstituível em um processo permanente de planejamento, desenvolvimento e integração regional e das políticas públicas. Que não se aproveite a crise ética em que vivemos, não só na política, mas em todos os campos, para tentar desqualificar as responsabilidades do Estado.

Já há algumas pessoas fazendo este trabalho o ano inteiro, sozinhas, em grupos, em Ongs organizadas, em movimentos religiosos, amenizando o sofrimento do próximo. Que o Feliz Natal, possa ser vivido o ano inteiro, por você também.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Lixo faz a festa em Gramado

A decoração de Natal em Gramado, RS, desde 2003 é feita toda com garrafas peti, portanto material reciclável.

Na realidade os preparativos para o Natal 2008 tiveram início em jaaneiro, nas escolas. Os organizadores fizeram gincanas, onde os jovens participaram disputando um computador, como prêmio maior.

Para o Natal 2008 estão sendo utilizadas 1 milhão de garrafas peti de diversos tamanhos e cores. Normalmente as crianças nas escolas coletam as garrafas de janeiro a junho, quando tem início nos barracões a confecção dos enfeites, utilizando a mão de obra de donas de casa.

A cidade está enfeitada com folhas, flores, guirlandas, bolas, árvores, bonecos de neve e festões, coloridos em vermelho, verde, dourado e branco. No resultado pode-se observar, além da beleza da decoração, o envolvimento da comunidade. Todos ficam encantados diante dos enfeites que ajudaram, de alguma forma a produzir, que preserva e valoriza este trabalho por considerá-lo um patrimônio da cidade. Segundo os organizadores, o custo é dez vezes menor do que com a decoração que utiliza os materiais tradicionais.

Gramado é uma cidade de plano diretor rígido quanto a aspectos ambientais, de forma a preservar o que é também o seu maior patrimônio turístico: a beleza de uma cidade verde e florida. A iniciativa do Natal Luz 2008 em reciclar um lixo nocivo ao meio ambiente – as garrafas PET levam 100 anos para se decompor na natureza – ganha ainda mais relevância considerando-se que o material pode ser reciclado mesmo depois de transformado em decoração.
A cidade de gramado é uma exceção. A maioria dos municípios brasileiros sequer deu início à coleta seletiva de lixo. Para estas cidades, as licitações viciadas para a decoração de natal ainda são necessárias, e na base do quanto mais caro melhor, pois engordam as comissões e propinas dos que vivem disso.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Armas de destruição em massa

Nem armas de destruição em massa nem maletas com bombas atômicas desviadas do arsenal da ex-União Soviética; nem carros bomba, mulheres ou homens bomba.

Nada assustou mais o todo poderoso presidente do império do norte, como um velho par de sapatos, de tamanho 42, segundo ele, descalçados ali mesmo, na hora, e arremessados com perigosa e certeira pontaria. Acertariam o centro da testa, não fosse a rapidez, o reflexo instantâneo da quase vítima.

Quase não. Vítima mesmo. A mídia ocidental descobriu rápido, o significado de se atirar sapatos em alguém, na cultura milenar daquele país, a antiga Babilônia de nossos livros escolares. A rica cultura mesopotâmica traz em pleno século XXI, as raízes culturais milenares, que afloraram no gesto de tocar o outro com os sapatos (impuros), e Bagdá, a capital das Mil e Uma Noites, assistiu, com todo o mundo, via satélite, às margens do Tigre, o despertar de sua cultura adormecida.

Sapatos impuros atirados contra o visitante indesejado. Impuros porque tocam diuturnamente o solo dos cemitérios, das prisões, dos cárceres clandestinos onde se tortura e mata. Sapatos que trazem em si o cheiro da morte. Morte que levou um milhão de vítimas inocentes.

Muntadar al-Zaidi, o jornalista iraquiano quis mostrar ao mundo, e mostrou, que seu povo sofrido não perdeu a dignidade. É o mais novo herói do mundo árabe.

E o presidente se despede do mundo, do seu mandato. Sorridente, declarando que o único erro do seu governo foi o serviço de inteligência haver se enganado sobre a existência das armas de destruição em massa.
Ao meu amigo Hassan, um grande abraço.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Cuidado com o desperdício de água

Impossível a vida sem água. Quem já sofreu com racionamentos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, ou até mesmo em Fortaleza, sabe o desespero que é enfrentar tais períodos. No entanto, vinha eu trafegando pelo Parque Santo Antônio, em Itaitinga, nas proximidades da Praça Luiz Gonzaga, quando deparei-me com uma cena inusitada: um homem tinha acabado de “varrer” com jatos d´água a sua calçada e agora molhava o calçamento da rua, na parte em frente à sua casa.
Não pude resistir. Parei e voltei. Educadamente dei bom dia e o alertei para o desperdício da água, um bem de uso comum e que está se tornando escasso. O cidadão, que faltou pouco para partir para uma agressão física, foi afirmando que eu não tenho nada a ver com isto, que está usando água de sua cacimba, e não a água tratada da rede pública, e que a cacimba é sua, e ninguém tem nada a ver com isto. Dando-me as costas, continuou o desperdício da água.Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas – uma pessoa precisa de 3,3 m³ de água por mês para atender suas necessidades de higiene e consumo. Isso dá por volta de 110 litros de água por dia. Faz idéia de quanto é o consumo real no Brasil? Chega a alcançar mais de 200 litros/dia. É muita água que vai pelo ralo. Além do desperdício de recursos naturais isso afeta o bolso, já que a conta de água é maior. Veja abaixo algumas dicas para preservar a água e economizar dinheiro:

Um banho de ducha de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água; Reduzindo o tempo do banho para 5 minutos e ainda desligando a ducha para ensaboar o corpo, o consumo cai para 45 litros.

Chuveiro é diferente de ducha. No chuveiro, considerando o mesmo banho de 15 minutos, com o registro meio aberto, gasta-se 45 litros; fazendo a mesma redução citada no item anterior, o consumo no chuveiro cai para 15 litros.

Escovando os dentes, cinco minutos com a torneira não muito aberta consomem 12 litros d’água; se só molharmos a escova, fecharmos a torneira enquanto escovamos os dentes e enxaguarmos a boca com um copo de água economizamos 11,5 litros. Isso faz diferença e não é tão difícil de praticar.

Lavando a louça: 15 minutos com a torneira meio aberta utilizam 117 litros de água; Se primeiro limparmos os restos de comida dos pratos e panelas com a esponja, depois abrirmos a torneira para molhar essa louça, fechar, ensaboar e então abrir a água para enxaguar, o consumo cai para 20 litros d’água. Se tem lavadora de louça, ligue-a somente quando estiver cheia.

A descarga do vaso sanitário gasta muita água, por isso evite acioná-la à toa ou apertar a válvula por muito tempo. Desde 2001 estão sendo fabricadas bacias sanitárias econômicas, que liberam sempre a mesma quantidade de água qualquer que seja o tempo de acionamento da válvula. Se está construindo ou reformando, que tal instalar uma dessas?

Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque e evite lavar uma peça por vez. No caso da lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia.

Piscinas expostas ao sol e à ação do vento perdem muita água por evaporação – 3.785 litros por mês para uma piscina de tamanho médio. Com uma cobertura, a perda é reduzida em 90%.

Procure usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar calçadas e quintais. Quinze minutos de mangueira ligada gastam 279 litros de água.

Lavar o carro por 30 minutos com uma mangueira não muito aberta consome 216 litros de água. Mais meia volta de abertura e o desperdício alcança 560 litros. Se lavarmos o carro com balde gastamos apenas 40 litros.

Pense nisto!

sábado, 13 de dezembro de 2008

Itatinga recebe novamente o Prêmio Município Selo Verde

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - Conpam, através do Comitê Gestor do Programa Selo Município Verde, do Governo do Estado, esteve reunido no dia 11 deste mês para divulgar o resultado do programa Selo Verde, versão 2008. Ficou decidido durante a reunião que 42 municípios foram pré-qualificados, 39 estarão recebendo no próximo dia 16, no Centro de Convenções, às 19hs, no Auditório A-400, a Certificação Ambiental Selo Município Verde. Desde já quero dizer que conto com a sua presença.

Este ano, das 110 cidades inscritas junto ao Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - Conpam, no início do ano, 42 chegaram a etapa final, 39 foram certificados e Itaitinga ficou em 15º lugar. Instituído há cinco anos, o selo dispõe de três categorias de premiação: A, B e C. Nunca um município conquistou a categoria A.

O QUE É O PMSV

O PSMV foi instituído pelo governo do Estado do Ceará em 2004, e consistia na entrega de um certificado aos municípios qualificados. Em 2007, por determinação do Gov. Cid Gomes, o Estado premiou pela primeira vez os municípios vencedores. Na entrega do premio, um computador, os prefeitos assinaram um termo, onde destinaram a máquina ao Comdema de sua cidade, que se responsabilizará pelo uso e manutenção do computador doado pelo governo do estado.
O PMSV é uma forma de monitorar os municípios durante todo o ano para que se tenha a certeza de que ações em defesa do meio ambiente estão realmente sendo realizadas.

O PMSV EM ITAITINGA

2004 – O município não participou do PMSV. Gestão Mauro Tavares;
2005 – O município participou e foi certificado com o PMSV, na categoria C. Gestão Abdias Patrício/Paulo Afonso;
2006 – O município participou e perdeu o PMSV. Gestão Abdias Patrício/Alexandre;
2007 – O município participou e foi certificado com o PMSV, na categoria C. Gestão Abdias Patrício/Paulo Afonso;
2008 – O município participou e foi certificado com o PMSV, promovido para a categoria B. Gestão Abdias Patrício/Paulo Afonso.

V SEMINÁRIO REGIONAL DO PMSV/2008 EM ITAITINGA

Itaitinga disputou com Pacatuba e Maracanaú e foi escolhida pelas demais cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, para sediar o V Seminário Regional do PMSV em abril de 2008.
Neste seminário as Plenárias foram compostas pelos Secretários Municipais dos 13 municípios, Coordenadores do PSMV nos municípios, membros do COMDEMA, Diretores de Escolas, Professores, Sindicatos, Associações, Imprensa, Instituições Públicas, Agricultores, Igrejas, etc., com um total de 144 pessoas. As Palestras foram ministradas pela coordenadora do Programa, Socorro Azevedo e pela representante do IBAMA, no Comitê Gestor, Glaura Barros. Itaitinga como município SEDE e os Municípios Certificados com o Selo Município Verde em 2007, foram convidados a apresentarem as suas ações ambientais.