Translate

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

RATO-PRETO


No dia 07 de setembro, em todas as cidades do país, o Dia da Pátria foi comemorado com muita festa e alegria. Em Itaitinga deveria ter sido assim também, não fosse o ódio que paira no ar, trazido de longe por um ex-gestor, inconformado com a derrota nas últimas eleições para prefeito.

Um ser alienígena, presente no palco das festividades do dia da pátria, disse que Itaitinga está cheia de RATOS DE ESGOTO. Claro que ele deve ter dito isso olhando para os que estavam perto dele, no próprio palco. Ou estaria se referindo à oposição? Ou, de forma insensata se referia ao povo?

Meio inculto como sou, fui ao dicionário, AULETE DIGITAL, o Caldas Aulete é referência na língua portuguesa, e procurei ver o significado dos vocábulos RATO e de ESGOTO, para poder entender o que o indivíduo quis dizer à respeito dos seus pares.
Vejamos o que diz o “pai dos burros”:

RATO
(ra.to)
sm.
1. Zool. Nome comum dado ao animal roedor da família dos murídeos, especialmente aos que pertencem ao gênero Rattus, encontrados em todas as partes do mundo, e dos quais são muito conhecidos o rato-preto e a ratazana. [Coletivo: ratada, rataria.]
2. Ladrão, gatuno.
3. Fig. Trapaceiro, tratante.
Então, eu entendi, o rato-preto (Rattus rattus), é um mamífero da família dos murídeos. No entanto, a palavra RATO também pode ser usada como sinônimo de TRATANTE, TRAPACEIRO, LADRÃO ou GATUNO. Simplificando, o coitado do rato-preto também é ladrão e trapaceiro.
Mas e esgoto? Por que RATO DE ESGOTO? O mesmo dicionário define a palavra ESGOTO. Vejamos:

ESGOTO
(es.go.to) [ô]
sm.
1. Ação ou resultado de esgotar(-se), o mesmo que esgotamento.
2. Sistema de tubulação subterrâneo através do qual escorrem os dejetos de uma casa, rua, bairro ou cidade e a água das chuvas.
3. Cano destinado a dar vazão a líquidos.
[F.: Dev. de esgotar.]

Como vimos o dicionário nos trás três definições. Complicou. Fico com a primeira, é mais simples. Então juntando RATO + DE + ESGOTO, concluo que se trata de um rato preto que esgotou-se. Mas, esgotou-se de que??? É esgotar no sentido de cansar? Cansado? Só se voltarmos ao dicionário para concluirmos que pode ter se cansado de trapacear. Será?

Pela foto, encontrada no Google, vejo que o chamado rato-preto, é mais conhecido aqui no Nordeste como GABIRU. Aliás, segundo o WIKIPEDIA, Gabiru em gíria também pode significar indivíduo desajeitado ou ainda finório, patife ou velhaco. Vejam o tamanho das orelhas dele. No palco havia algum orelhudo assim?

Gente, o dicionário não me ajudou muito. Estou mais confuso do que antes. Vou continuar pensando em RATO DE ESGOTO e ver se trago novas informações, para esta pérola atirada do palco por um forasteiro, em pleno dia da pátria.

DIA DA PÁTRIA??? Eureca!!! A solução pode estar aí. Um rato-preto, ladrão e trapaceiro, travestido de patriota, um verdadeiro patrício de todos nós. Patrício nosso não! O dicionário diz que o rato-preto tem origem na Ásia e em navios de carga espalhou-se, estando presente em todo o mundo. Desisto quem tiver uma pista que me ajude.

Nenhum comentário: