Translate

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Premiação Socioambiental

Hoje reservei o espaço para falar de mim. Precisava dizer aos amigos que:

O Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Sócioambiental Chico Mendes – Inpra, juntamente com o Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Pnuma, acabam de distinguir-me com o seu mais alto prêmio, o Passaporte de Responsabilidade Sócioambiental.

A premiação é um reconhecimento ao trabalho que realizei no período de janeiro de 2005 à dezembro de 2008, como gestor ambiental à frente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Defesa Civil de Itaitinga e que foi monitorado pelo Inpra e pelo Pnuma, órgão da Organização das Nações Unidas.

Também fez jus a idêntico prêmio, o prefeito municipal de Itaitinga, Abdias Patrício Oliveira. Os dois passaportes têm validade até janeiro de 2012 e poderão ser renovados, ou não, dependendo do desempenho de cada um, nas questões ambientais a que se dedicarem.

Em um município pobre e problemático (do ponto de vista ambiental) como Itaitinga, fica muito difícil ser um gestor de meio ambiente bem sucedido. Mas eu o fui. A prova foram os constantes Prêmios Município Selo Verde, com pontuação sempre crescente, o último, em 2008, na categoria “B”, com ISA 5,642377, o que deixou o município em 15º lugar, ficando à frente de Fortaleza e outros municípios, grandes, ricos e bem estruturados.

Recebemos prêmios pela boa execução da nossa Educação Ambiental, que atingiu cada escola, cada aluno do município.

Deixei prontos no município o Plano de Gerenciamento Integral de Resíduos Sólidos - Pgirsu, o Plano de Saneamento, o Consórcio do Aterro Sanitário para os municípios de Itaitinga, Pacatuba e Guaiúba, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Comdema, o Fundo Municipal do Meio Ambiente – Fundema, e toda uma legislação específica que já permite ao município começar a trabalhar o licenciamento ambiental. A secretaria ficou com mais de dez programas funcionando, atendendo denúncias por telefone, diariamente, durante 24 horas. Coisas que não se vê acontecendo em municípios grandes e bem estruturados.

Enfim, com toda a premiação, veio também a exoneração. O descanso. Agora é torcer que todas as ações tenham continuidade.

23 comentários:

Aurileide Alves disse...

Caro amigo, seu prêmio é um reconhecimento oficial para algo que todos nós que te conhecemos já sabíamos: como é grande o seu amor pela natureza e sua fé nos homens!
O mundo, a começar por Itaitinga, seria um lugar mais bacana pra se viver, se existissem algumas pessoinhas mais com 10% do seu interesse, dedicação e honestidade. Sinto-me honrada por ser sua amiga. Parabéns!

Paulo Afonso de Paiva Cavalcanti disse...

Auri, você sempre me dando esta força, indispensável para que eu prossiga. Em tempos de recessão e de superaquecimento global, preciso disso mais do que nunca. Bjão.

Unknown disse...

Parabems paulo realmente este premio e uma forma de mostrar o seu trabalho, pois sua dedicação a favor da natureza é muito grande, e com grandes exforços é que vem boms resultados, seja forte na hora de lutar pois vc tem meu apoio pois são poucas pessoas que se preucupam para proteger nossa natureza, vc tem meu apoio e não se esquece para defender a natureza todo tipo de radicalismo e valido blz fé na vida Irmão!!!!

Unknown disse...

Parabéns, amigo! Fico feliz por seu belo trabalho ser reconhecido pelo povo de Itaitinga e também por autoridades no assunto. "Ah... se todos fossem iguais a você... que maravilha seria viver..." Beijão!

Unknown disse...

Querido amigo
Estou muito orgulhosa de ter um amigo como você que se esforça e se preocupa tanto pela natureza e o futuro da nossa geração,você fez por merecer tamanha honra!!!!!!!
Parabéns amigo!!

Unknown disse...

Paulo esse prêmio mostra o quanto você é dedicado e empenhado com as questões ambientais do municipio de Itaitinga, parabéns você merece muitos outros!

Unknown disse...

Paulo,esse prêmio é um reconhecinto e respeito mais do que justo ao seu trabalho. Tenho muito orgulho de falar para as pessoas que meu amigo é 10!!grande beijo.

Paulo Afonso de Paiva Cavalcanti disse...

Recebi de um amigo um e-mail elogioso sobre esta premiação. Com sua autorização o reproduzo aqui. Veja abaixo:

Amigo Paulo,

PARABÉNS!!!

Na vida colhemos o que semeamos. Tu fizestes excelentes plantios e fostes reconhecido por aqueles que sintonizam com as tuas ações.

A semeadura é livre mas a colheita é obrigatória para todos. O bom é que aonde passarmos devemos deixar boas lembranças.

Quanto ao teu afastamento, queria dizer-te: O poder é passageiro, felizes daqueles que tem autoridade sem necessariamente precisarem de poder. Exemplos no mundo temos muitos.

Portanto amigo, tenhas em mim um aliado aonde estiveres e desculpe-me pelas minhas limitações.

"Felicidade é a certeza de que nossa vida não está passando inutilmente."
Erico Verissimo.

Kurtis François Teixeira Bastos
Coordenador Estadual do PREVFOGO/CE

Anônimo disse...

Parabéns grande Paulo por mais essa conquista.
Grande abraço
P.Neto

Blog Blogspot disse...

Caro Paulo Afonso,

Sinto-me orgulhoso por ter um conhecido que vem a ganhar um prêmio da ONU, por meio de um trabalho sério, com a devida noção de consciência socioambiental, a partir de um Município escasso de recursos financeiros, como é Itaitinga.
Parabéns mesmo!!!

Unknown disse...

JEFFERSON BENEVIDES RODRIGUES
Sabemos que pra podermos receber um premio que nem esse é preciso muito trabalho prestado, precisamos parar e pensar um pouco no meio ambiente pois lá que está nossa sobrevivência do nosso dia-dia ,um belo trabalho realizado peso senhor PAULO AFONSO na secretaria de meio ambiente de itaitinga esta sendo mostrado para o mundo inteiro o quanto ele se preocupa com o meio ambiente, agora precisamos se mais conscientes para com o nosso futuro.
PARABENS.... Sr. PAULO AFONSO

J. Argollo disse...

Companheiro, sua capacidade é algo invejável por MUITOS, além também de sua grande honestidade que é impecável.
Às vezes na política infelizmente quem trabalha com dedicação e honestidade sempre passa por essas situações, pois em alguns momentos atingem certos interesses. Enquanto não houver uma reforma política em nosso país, principalmente quanto ao financiamento público de campanha, estaremos sujeitos à essas práticas vergonhosas.
Itaitinga sabe quem deu uma nova cara para o meio ambiente e este é um fato que a história não apaga e sim sempre reviverá.
Sou honrado em ser seu AMIGO. Parabéns companheiro!!!! A luta continua.

Anônimo disse...

meus parabens, isso e realidade de um trabalho bem feito,e com honestidade,e feito com carinho esta de parabens
Sergio Katukas

Samir Oliveira disse...

Parabéns pelo prêmio. O reconhecimento demora, mas vem. E pode ter certeza que outros prêmios virão, pois vc deixou frutos nesses 4 anos que você passou à frente da secretaria de meio ambiente, frutos que serão colhidos o resto da vida por crianças e adolescentes. Parabéns!

Blog Blogspot disse...

Caro Paulo,
Vá no

Vc poderia dizer quem está com vc na foto?
Abs,
Janio

Blog Blogspot disse...

complementando...
Paulo,
Vá no:
http://dusbons.blogspot.com/2009/02/responsabilidade-socioambiental.html

Anônimo disse...

Querido amigo Paulo, paz e luz!
Parabéns pelo Prêmio. Quem o conhece sabe o valor de seu merecimento. Você o merece!
Sua contribuição ao cuidado com o meio ambiente, sua preocupação cosntante em fazer crescer Itaitinga, sua luta pra fazer desta cidade um lugar bom de se viver, motivo de orgulho para a comunidade local... Lembro desde que nos conhecemos em 2002, e lá se vão alguns anos... Você me colocava a questão das pedreiras, suas denuncias sobre o trabalho escravo, enfim... o que poderia ocorrer ali com a continuação de projetos desta natureza. Agora vejo você recebendo este prêmio de grande reconhecimento, e eu acrescentaria que sei do seu amor e sua fé não só nos homens, mas na vida que pode se tornar muito melhor se todos nós fizermos um pouquinho a nossa parte!
Honras a ti companheiro! Sigamos adelante! Com fé se vence a jornada!
Um grande abraço,
Eliahne Brasileiro, cearense, cantora, e apaixonada pelo Planeta Terra!

Unknown disse...

Reforço o que foi escrito por nosso querido amigo Samir Oliveira, plantastes realmente uma semetinha. Certa de que bons frutos nascerão, caminho ao seu lado para que nessa colheita estejamos juntos e fortes. Te amo.

Pedro Paulo disse...

Meu Paaaaai!
Todo o esforço valeu a pena néé, com noites sem dormir, fins de semana trabalhando e se dedicando ao meio ambiente. Agora pessoas de fora reconheceram seu trabalho e sua dedicação. Mais mesmo com todo o esforço veio a exoneação e um descanço merecido.
Espero que o municipio reconheça e agradeça o seu trabalho e continue fazendo algo boom por nossa cidade.
Amoo-você paizãão.
:)

fotos do doi-codi rj disse...

São poucas pessoas que levanta essa bandeira da prioridade ambiental, muitas buscam ás luzes, holofotes e câmara da mídia televisiva e imprensa escrita. Paulo Afonso ponha a mão na massa e mostra como se fáz o que se deve ser feito sem temer os latifundiários e grandes fazendeiros do nosso nordeste que predomina na arrogância fazendo uso da pistolagem dos seus capangas assassinos. Parabéns pelo merecido prêmio! Forte abraço e continue assim, porque os nossos filhos vão agradecer em um futuro bem próximo. E. Freitas

Unknown disse...

Meu pai, orgulho de ser filha dele :D' paizãoo parabééns esse prêmio foi bem reconhecido por pessoas que sabem valorizar e reconhecer o que você fez pelo meio ambiente, pelo planeta, por nós, a natureza agradece pessoas assim como você, pessoas do bem.
Reconhecido por pessoas de fora, por que muitas pessoas que estavão dentro do seu trabalho não reconheceram o que você tem de melhor, o que você fez de melhor!
Parabéns pai, eu te amo.♥~

Unknown disse...

PAULO, ´SEU EMPENHO E DEDICAÇÃO AGORA SIM É DE CONHECIMENTO GERAL ...QUE SUA DEDICAÇÃO AO MEIO AMBIENTE CONTINUE ETERNAMENTE.
PARABÉNS ....PARABÉNS MESMO !!!!
QUE DEUS TI ILUMINE SEMPRE...

ABRAÇÃO

HASSAN JABIR
ARARAQUARA - SP
16 3322-0602
16 9202-0001

Ana Paula disse...

Paulo Afonso,

Tive a honra de acompanhar de perto um pouco dessa dedicação e esforço em ver uma Itaitinga melhor, seja com as crianças e adolescentes da cidade ou para com a natureza da região. Quantas vezes via em seus olhos a expressão da boa vontade e em seu corpo a expressão da resistência por meio de suas ações, mesmo quando as dificuldades eram maiores que as facilidades.
Lembro-me de uma casa, transformou-a em secretaria onde tudo foi readequado com muita força de vontade e criatividade. De uma grande área, criou-se um viveiro de mudas às quais foram esverdeando os espaços da cidade e revitalizando áreas de proteção. Além das negociações com os proprietários das pedreiras, outra realidade local em que agride a saúde física humana e ambiental. Isso foi um pouco do que presenciei, dirá todo o período de gestão da secretaria.
Acredito que o homem Paulo Afonso é uma raridade dentro da humanidade, um dos poucos em que sua luta diária é condizente com a ideologia da justiça, dignidade e ecologia.

Parabéns! Você deixa-me feliz em saber que existem pessoas que são flores em cactos no deserto.
Beijo nesse coração grande.