Translate

sábado, 24 de janeiro de 2009

2009, É O ANO DO SOL! VAMOS BRILHAR JUNTOS E JUNTAS

Temos comentado a violência e clamado por paz. Eis que neste inicio de 2009, de alguma aldeia distante, por onde anda buscando suas raízes, quando não está cantando, me chega o e-mail de minha amiga Eliane Brasileiro, que reproduzo aqui, com sua foto, para ornamentar meu blog.

Que você Eliane, persevere sempre nesta salutar teimosia "de que um mundo mais pacífico é possivel". Que neste ano, com muita paz, voce possa viver dias de "gigantescos palcos iluminados".

Em sua mensagem, ela nos diz:

"Chegou 2009! Como sempre, avaliamos um pouco os projetos realizados com sucesso, e outros nem tanto. Mas a força e a garra daquelas(eles) que seguem firmes em busca de dias melhores em comunhão com as lutas e causas sociais em todo o mundo, com a ecologia, com a mística universal que nos rege, com a arte, é algo que muito me estimula a seguir vivendo com alegria!!!

De 2006 a 2008 algumas realizações profissionais proporcionaram satisfação em minha trajetória artística. Algumas práticas ainda me mostram que tenho muito a aprender com a proeza de produzir o meu próprio trabalho.

Nestes dois anos, posso citar a honrosa experiência da parceria. Com os meus parentes indígenas nas Produções Culturais da Conferência Nacional de Saúde Indígena e Mostra de Saúde Indígena (juntamente com Ramona Carlos, coordenadora dos eventos citados); o Intercambio com o Círculo dos Saberes (MT), com Isabel Taukane, a realização do Espetáculo “Mezcla Morena”, as oficinas de Interpretação Vocal, e as parcerias com o Projeto Sertão Vivo (CE) e a Associação Cultural de Solidariedade e Arte - Solar, do nosso Maracatu Cearense!

Hoje, tenho a consciência lógica de que o caminho que escolhi, não foi só uma escolha por intuição à arte, mas a certeza de minha missão. Esta intuição não se restringe em cantar só por cantar, mas aprender, estudar, levar o meu amor pelo que faço a todos os cantos aonde a arte na qual acredito possa me levar e possa ser partilhada com amor, paixão, simplicidade, com dignidade e beleza, compromisso, disciplina e investimento.

Durante estes dois anos também, tenho acompanhado o poeta, cantor e compositor Zé Vicente. Muito mais que um grande artista, meu amigo, meu parceiro nos sonhos, nos projetos, em algumas ações de arte-vida!

Viajamos por quase todo esse imenso país, nas grandes cidades, nos pequenos vilarejos, em lugares inusitados, conhecendo realidades nunca antes imaginadas, experimentando cores, sabores, climas, perigos, nos aventurando nos rios, nos ares, estradas, conhecendo gente linda, corajosa que aposta e enfrenta muitos desafios... E gente doente também...

Um dia num gigantesco palco iluminado, outro, num cantinho simples com um só microfone para dividir as vozes... Muitas vezes com um público estimado em mais de 10 mil pessoas, outro, vendo o rosto de cada um, cada uma, nos 100 ou menos, que cantam junto conosco todas as canções que embalam os seus dias de esperança... A mensagem é simples: Paz!. “Paz na nossa casa, na nossa família, na nossa cidade, no nosso país, no mundo, no universo”! (ZV). E assim perseguindo essa teimosia perseverante de que um mundo mais pacífico é possivel, seguimos andando! Brilhando Juntos!

Tenho aprendido tantas coisas. Mas a maior de todas talvez seja perceber que o maior presente do Criador é o presente, onde a gente possa ter a oportunidade de agradecer!

E eu, cantante, mãe, árvore, plena do amor que me gerou e fincou em mim a emoção de ser possuída pela arte, desejo que sigamos juntas (os) lado a lado formando uma cultura de paz.
Grata por sua existência.

Beijo de luz.
Eliahne Brasileiro.
22 DE JANEIRO DE 2009
Ainda chove sobre Fortaleza... E nós, cearenses, amamos a chuva! Eu sou grata!"

2 comentários:

EliahneBrasileiro* disse...

Querido Paulo Afonso, paz e luz. Acabo de chegar do ensaio do Maracatu Solar, e visito o seu blog. Fico grata por seu carinho, e muito honrada de ver-me estampada na sua página através de suas palavras de luz! Você é um grande artista e sempre parceiro nos sonhos! Também quero pra você e sua linda familia um ano repleto de cores lindas e muita paz!
beijo no coração.

Paulo Afonso de Paiva Cavalcanti disse...

É isso! Falta ao mundo a oportunidade e a vontade de ensaiar e dançar no MARACATU SOLAR. Isso faz a diferença. Ensaiar o grupo de canto e flautas CANTO DA SERRA, lembra? Mas pouca gente vê isso, minha amiga, e os recursos do governo, se não são desviados no caminho, acabam recebendo outra prioridades. No lugar de maracatu, canto, dança,flautas e esportes, vemos agora, a ociosidade, a gravidez precoce, os desvios de conduta, o crack no lugar dos craques.
Pessoas como você, Eliane, me dão a esperança de que dias melhoress poderão vir, no grande palco da vida. Muitos beijos, muitaa paz.