Translate

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Falando em futebol


Desde já deixo claro, que não sou chegado a futebol. Prefiro vôlei, que jogava na escola, no trabalho, na praia. Hoje, se posso, assisto o vôlei na TV.
O futebol de antigamente ainda valia a pena. As copas de 58 e 62, acompanhei pelo rádio, não havia TV. A de 66, ouvi pelo rádio e dois ou três dias depois de cada jogo o víamos na TV, pois o vídeo tape chegava em voo da Varig. A coisa foi melhorando e já podemos assistir as copas ao vivo na TV.
Mas deixei de assistir quando fui paulatinamente percebendo que nossos craques (não leia crack) já não jogam com alma. A fama e o dinheiro, quase sempre euros, não os deixam mais jogar como o faziam. Hoje as grandes estrelas jogam quando querem, esnobam os torcedores, se envolvem em escândalos com travestis, drogas, crime organizado.
No tempo em que ainda curtia futebol, torcia pelo Botafogo de Mané Garrinha, o maior jogador de futebol brasileiro de todos os tempos. Depois, bem depois, já por puro protesto, passei a torcer no Rio de Janeiro, pelo América F.C. Fui vê-lo no Maracanã uma única vez, convidado pela diretoria e assisti, no gramado, a final da Taça Campeão dos Campeões, quando ele enfrentou e derrotou o Flamengo. Festa, grande festa, com muito chopp na Campos Sales, Tijuca.
Depois vim para o Ceará. Aqui encontrei um grande número de torcedores do Flamengo, Palmeiras, Corintians, São Paulo. Uns pouco que torcem Fortaleza ou Ceará. Perguntam-me sempre qual o meu time, e quando afirmo que não torço por nenhum, que não gosto de futebol, olham para mim com cara de grande espanto.
Passei a ver que torcer por um time é quase obrigação. Pesquisei e escolhi meu time. Hoje sou torcedor do Íbis, em Pernambuco. O time não ganha de ninguém, não causa sustos, o torcedor não se zanga, pois já sabe antecipadamente que ele ficará de fora, sempre. Não tem estrelas para prometer o que não será feito. O time assume-se como “o pior time do mundo,” o que não sujeita seus torcedores a gozações. E, agora, se me perguntam, já respondo que sou torcedor do Íbis Sport Club, o que encerra o assunto, sem espanto.
Por falar nisso, tenho uma amiga em Recife, que me prometeu uma camisa do Íbis há mais de um ano, hora de cobrar.

Nenhum comentário: