Translate

domingo, 15 de abril de 2012

Presidenta Dilma, nossa governanta


Volta a circular na net o mesmo velho e-mail que agride de forma vazia e até burlesca a imagem de "SUA EXCELÊNCIA, A SENHORA PRESIDENTA DILMA" como fazem questão de citá-la no e-mail.

No texto atribui-se ao Sr Hélio Fontes, talvez ele seja um “fake” e nem exista, a iniciativa de repudiar o termo PRESIDENTA, como se fora errado, alegando até que o Aurélio estaria se remoendo no túmulo. Não estava, Sr. Hélio Fontes, mas deve estar agora, depois que seu e-mail circulou na net com tanta bizarrice.

Mas já que foi sugerido vamos consultar o dito Aurélio:

PRESIDENTA – S. f. 1. Mulher que preside. 2. Mulher de um presidente

Mas não fiquemos apenas aí, consultemos também o Aulete e teremos consultado os dois maiores dicionários de português brasileiro.

PRESIDENTA - s. f. (fam.) || mulher que preside; esposa de um presidente. F. Presidente.

Mas o Sr. Hélio Fontes e quem quer segui-lo não para por aí. No campo ASSUNTO do e-mail chamam a presidenta de GOVERNANTA. Antes de tudo é querer rebaixá-la socialmente em claro desrespeito à categoria das governantas (trabalhadoras domésticas). Isso é crime de discriminação.

Mas aí, o Sr. Hélio Fontes, por conhecer pouco ou quase nada a língua portuguesa, errou novamente. A PRESIDENTA Dilma é a nossa GOVERNANTA, sim!. Vejamos novamente nossos principais dicionários:

No Aurélio:

GOVERNANTE – Adj. 2 g. e s.1. Que ou quem governa. S.f.2. Governanta.

No Aulete:

GOVERNANTA - sf.
1 Mulher que administra, ger. como profissional, a casa alheia.
2 Mulher encarregada da educação das crianças.
[F.: Fem. subst. de governante.]

Então afirmar que a presidenta Dilma é nossa governanta, realmente é falar um português correto, para homenagear quem foi eleita com 59% de aprovação popular e que hoje, dois anos depois está com 77%.

Deus salve a PRESIDENTA DILMA, nossa querida GOVERNANTA.

Nenhum comentário: