Translate

quinta-feira, 1 de maio de 2008

PRA CANTAR MEU MUNDO

“Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, mas não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas”.
(Carlos Drumond de Andrade)

Agora eu sinto que não vai dar certo. Nem devia ter começado. Conheço a realidade que me cerca. Perdi meu tempo, iludi amigos, criei para todos falsas esperanças. 21:34 h. Vou dormir. Acelerar a chegada de uma nova manhã. Não é fuga, era assim que eu fazia quando criança, à véspera do Natal, para que Papai Noel chegasse logo. E ele chegava. Chegava mais rápido. Trazia presentes. Cresci. Presentes não há. Só o presente. Presente duro. Restos do ontem, prenúncios de um mau amanhã.

Amanhã sem razão de ser. Amanhã que soa como passado. Vontade de esperar o ontem, que por certo virá. Ontem eu era livre. Hoje não o sou. Amanhã?

Eu só queria a paz perdida da minha ilha deserta. Sem a casa, sem coqueiros, sem a lua, sem o mar, sem ninguém para enganar. Mas a paz, a paz perdida, a paz reconquistada, mesmo que rota, e ensangüentada, mas um momento de paz.

Sei lá se vou dormir...

7 comentários:

Aurileide Alves disse...

O amanhã não existe. Só existe o presente. Passado e futuro são apenas sensações. Dormir sim, é real. Vc desconecta. Vc morre toda noite e pode renascer qdo o Sol surgir. Para o presente de novo.

Blog Blogspot disse...

Paulo,
Grato pela sua visita ao meu blog.
Se puder me dar algumas dicas "estéticas", agradeço desde já.
Abs,
Janio

Unknown disse...

Meu Poeta preferido, estamos nesse presente, certos de que viveremos intensamentesente as nossas emoções a cada amannhecer.

EliahneBrasileiro* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EliahneBrasileiro* disse...

Suas palavras me levam a lembrar uma velha história do Grande Pacificador, que sempre repetia as mesmas palavras todos os dias ao abrir os olhos para o mundo: "Acordar a cada dia e poder perceber que estamos aqui, é uma grande graça! Gratos somos pela existência dos povos que ainda estão aqui, pela água e pela terra, pelos ventos e pelas árvores, pelos bichos e pelas estrelas, pela luz e pela força do Sol, pelo Grande Criador!"

E gracías por tua sensibilidade em tuas palavras, amigo Paulo!
parabéns pela página!
Abraços,
Eliahne Brasileiro

fotos do doi-codi rj disse...

Grande amigo!
Paulo Afonso

Vc é uma pessoa que jamais deixará de ter perspectiva. Isso é muito importante e uma grande virtude vossa.

"Pensei"
Pensei escrever um poema
Mas o tema é diferente
De tanto estudar infecção
Surgiu uma inspiração.

Infecção rima com coração
É com coração que deve-se agir
Durante e após internação
Para infecção não contrair.

Minimizar os riscos é um dever
Em todos os procedimentos a realizar
Principalmente as mãos lavar
Antes de o paciente manipular.

Antibióticos tem-se que restringir
Para a resistência diminuir
Elaborar condutas e monitorar
São os passos para infecção evitar.

O poema com o tema diferente
Trata de respeito e amor
Do profissional ao cuidar do paciente
Do paciente a exigir seu valor.
Fortes Abraços!

Rosane disse...

Paulo, se coincidências existem hoje aconteceu uma... Hoje pela manhã tive que fazer um blog para mim no curso de "Educação Digital" que estou frequentando e quando abro o msn aparece sua mensagem me convidando para entrar em seu blog.
Adorei os textos que você postou. Um dia chego lá! Abraço.
Rosane