Translate

sábado, 13 de dezembro de 2008

Itatinga recebe novamente o Prêmio Município Selo Verde

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - Conpam, através do Comitê Gestor do Programa Selo Município Verde, do Governo do Estado, esteve reunido no dia 11 deste mês para divulgar o resultado do programa Selo Verde, versão 2008. Ficou decidido durante a reunião que 42 municípios foram pré-qualificados, 39 estarão recebendo no próximo dia 16, no Centro de Convenções, às 19hs, no Auditório A-400, a Certificação Ambiental Selo Município Verde. Desde já quero dizer que conto com a sua presença.

Este ano, das 110 cidades inscritas junto ao Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - Conpam, no início do ano, 42 chegaram a etapa final, 39 foram certificados e Itaitinga ficou em 15º lugar. Instituído há cinco anos, o selo dispõe de três categorias de premiação: A, B e C. Nunca um município conquistou a categoria A.

O QUE É O PMSV

O PSMV foi instituído pelo governo do Estado do Ceará em 2004, e consistia na entrega de um certificado aos municípios qualificados. Em 2007, por determinação do Gov. Cid Gomes, o Estado premiou pela primeira vez os municípios vencedores. Na entrega do premio, um computador, os prefeitos assinaram um termo, onde destinaram a máquina ao Comdema de sua cidade, que se responsabilizará pelo uso e manutenção do computador doado pelo governo do estado.
O PMSV é uma forma de monitorar os municípios durante todo o ano para que se tenha a certeza de que ações em defesa do meio ambiente estão realmente sendo realizadas.

O PMSV EM ITAITINGA

2004 – O município não participou do PMSV. Gestão Mauro Tavares;
2005 – O município participou e foi certificado com o PMSV, na categoria C. Gestão Abdias Patrício/Paulo Afonso;
2006 – O município participou e perdeu o PMSV. Gestão Abdias Patrício/Alexandre;
2007 – O município participou e foi certificado com o PMSV, na categoria C. Gestão Abdias Patrício/Paulo Afonso;
2008 – O município participou e foi certificado com o PMSV, promovido para a categoria B. Gestão Abdias Patrício/Paulo Afonso.

V SEMINÁRIO REGIONAL DO PMSV/2008 EM ITAITINGA

Itaitinga disputou com Pacatuba e Maracanaú e foi escolhida pelas demais cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, para sediar o V Seminário Regional do PMSV em abril de 2008.
Neste seminário as Plenárias foram compostas pelos Secretários Municipais dos 13 municípios, Coordenadores do PSMV nos municípios, membros do COMDEMA, Diretores de Escolas, Professores, Sindicatos, Associações, Imprensa, Instituições Públicas, Agricultores, Igrejas, etc., com um total de 144 pessoas. As Palestras foram ministradas pela coordenadora do Programa, Socorro Azevedo e pela representante do IBAMA, no Comitê Gestor, Glaura Barros. Itaitinga como município SEDE e os Municípios Certificados com o Selo Município Verde em 2007, foram convidados a apresentarem as suas ações ambientais.

Nenhum comentário: