Translate

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Basta de violência!

Há pouco tive a oportunidade de escrever aqui sobre a violência que ainda ocorre, e é crônica, na Faixa de Gaza. Nossos avós já tinham o hábito de repetir o ditado popular de que “macaco não olha o próprio rabo”. Vi nos jornais de hoje uma estatística da violência no Brasil em 2008 e tomei um susto. A violência está aí, mas parece que nos acostumamos a ela, e nem a percebemos mais. Estamos anestesiados, adormecidos.

Para despertarmos, é preciso que uma Ong, do porte e seriedade de uma “Human Rights Watch” – HRW, venha a público dizer que no Brasil, a violência mata 50 mil pessoas em um ano, isto mesmo: 50.000 pessoas em um ano! E estas mortes ocorrem por violação de direitos humanos dentro de presídios, por tortura, trabalho forçado, análogo ao de escravos, ameaças e execução de indígenas, quilombolas e grupos de sem-terra.

Vamos comparar? A mesma HRW afirma que nos primeiros vinte dias do conflito na Faixa de Gaza morreram mil palestinos, e do lado de Israel morreram dez soldados e três civis, portanto um total de 1.013 mortes em vinte dias. Se triplicássemos este número e fizéssemos dele a média mensal para 2009, ainda assim o número de mortes em todo o ano seria menor que as mortes no Brasil, por violência. E isto não choca a maioria dos brasileiros!
Quer mais? A Ong afirma que a polícia é responsável direta, por uma em cada cinco mortes intencionais. Não assusta? E se eu dissesse que aplicando este percentual, então das 50 mil mortes, a polícia teria sido responsável por dez mil? É revoltante.

Entre muitas outras estatísticas revoltantes, a HRW afirma que “o Brasil continua sem submeter a julgamento os responsáveis pelas atrocidades cometidas durante o período de ditadura militar (1964-1985). Para a Ong, "a Lei de Anistia de 1979 tem sido interpretada para barrar processos contra agentes do Estado".

No meio de tudo isso, meu amigo e blogueiro Jânio Alcântara, criador do Blog DUSBONS, no qual presenteia diariamente os amigos e leitores com excelentes textos, e que afirma ter no blog a proposta de “indicar e comentar sobre Música, filmes (Cinema, DVD e TV paga), livros, textos e seres humanos que considero DUSBONS, em especial ligados ao autoconhecimento e à Espiritualidade do Ser”, resolve abordar a temática PAZ, contrapondo-se à violência urbana de nossa Fortaleza.

Sua postagem recente “Meditando/Mentalizando/Orando por uma Fortaleza em Paz”, e que está em http://dusbons.blogspot.com/2009/01/fortaleza-em-paz.html é um chamado à responsabilidade de todos aqueles que querem e podem fazer algo pela nossa cidade, pela nossa própria vida.

Nesta postagem, somos convidados a conhecer o “site FORTALEZA EM PAZ para saber como contribuir num projeto de cunho científico no qual as pessoas de boa vontade poderão fazer parte da História ajudando a aumentar a paz na nossa cidade de Fortaleza, através de orações e meditações”.

Quem quer conhecer melhor a proposta pode ir HOJE, quinta-feira, dia 15/JAN/2009, às 19h30min, no mezzanino da Torre Empresarial Quixadá - Av. Barão de Studart, 2360 - Joaquim Távora) e assistir a palestra do Professor Doutor HARBANS ARORA, que falará sobre "A ABORDAGEM QUÂNTICA: IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES", com recursos audiovisuais (músicas e datashow), onde ao final vai compartilhar como podemos participar do Projeto Fortaleza em Paz.

Um comentário:

Blog Blogspot disse...

Paulo,
Grato pelo eco no Fragmentos e pelos elogios.
É preciso fazer algo pela Paz, a partir de nosso nicho interno, físico (mais próximo) até sermos capazes de vibrar pela paz mundial.
Abs,