Translate

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A situação das crianças no mundo

Ontem, quinta-feira, 15 de janeiro de 2009, em Paris, França, o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef divulgou o relatório do seu levantamento “A Situação das Crianças no Mundo”.

Segundo o relatório do Unicef, por falta de cuidados médicos morrem anualmente durante a gravidez ou no parto, meio milhão de mulheres. Quatro milhões de bebês, não atingem o primeiro mês de vida.

A metade das mortes ocorrem em sete países pobres da África e três da Ásia, onde o risco de morte dessas mães é de 1 para 76, enquanto no países industrializados é de 1caso para 8 mil.

O relatório do Unicef conclui que a maior parte das mortes se dá por hemorragias, infecções diversas, complicações pós-abortos, hipertensão e obstrução do trabalho de parto.

O que o Unicef não pode dizer, mas o dizemos nós, é que tais complicações são evitáveis, e bastaria maior vontade política dos gestores. Se apenas 10% do que é gasto mundialmente com guerras, fosse encaminhado para a saúde, não só evitaríamos estes problemas, mas acabaríamos com a fome no mundo.

No ano 2000, por sugestão da ONU, 128 países assinaram um documento no qual se comprometiam a reduzir pela metade a fome, até 2015. Os compromissos não estão sendo cumpridos pela maioria, e a meta não será atingida.

Nenhum comentário: