Translate

domingo, 16 de outubro de 2011

Itaitinga, a dança dos partidos

Com a proximidade das eleições municipais os partidos políticos de Itaitinga sofreram grandes modificações. É que a maioria dos nossos políticos sem compromissos partidários continuam mudando de partido como quem muda de camisa, apesar da lei que impõe a fidelidade partidária, submetendo à cassação do mandato o político que mudar de partido. A exceção é para aqueles que mudarem para partido novo, que acabou de se formar. Com as mudanças, vejam como está a câmara municipal, por exemplo:

Alonso Bessa, presidente da Câmara Municipal, mudou do PSB para o PPL (partido novo) – Partido Pátria Livre;

Antônio Pereira do Amaral, do PMDB, mudou para o mesmo PPL;

Auricélio Nunes, do PRB, mudou para o PT;

José Nilson de Lima Santos, do PRB, mudou para o PSB;

Roberto de Lima Monteiro (Betim Girão) do PSDB, mudou para o PSD.

Em situação delicada está o vereador João Roberto de Oliveira Martins, do PP, um partido que está na área de influência de Lourival Tavares e Mauro (seu presidente), ambos de oposição. No entanto, o vereador, em seus pronunciamentos na câmara ainda não decidiu se está com os Tavares ou com o prefeito Abdias Patrício. Na última sessão, o vereador chegou a afirmar que só decidirá de que lado está, em maio de 2012.

Também em situação delicada está o vereador Francisco Alves da Silva (Tico) do situacionista PDT. Tico licenciou-se do mandato para assumir o cargo de secretário municipal de infraestrutura e em seu lugar assumiu a suplente de vereadora do PDT, Neuba Braga. Ocorre que durante a licença do titular (Tico), o partido saiu da base situacionista e foi para as mãos da oposição, ao que se diz em alguns círculos, por articulação da vereadora Neuba e do Dep. Federal André Figueiredo. O fato pode comprometer a reeeleição do vereador Tico.

Não houve alterações com apenas dois vereadores: Antônio Mauro de Freitas Guimarães do PP e Erivanda Nogueira Souza Serpa do PR. Mauro Guimarães afirma que está tranquilo, trabalhando pela sua reeleição. Já a vereadora Erivanda envolvida em boatos de que estaria deixando a vida política e se dedicando à família e à sua carreira no serviço social, nada quis declarar.

Mas não foi só na Câmara Municipal de Itaitinga que houve esta grande mudança de partidos. No executivo, o vice-prefeito Abel Cercelino Rangel Junior, também deixou o PRB pelo novo PPL – Partido Pátria Livre.

Na foto acima vemos a vereadora Erivanda presidindo a Sessão Especial do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2011.

Nenhum comentário: