Translate

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Enem, Christus e OAB/CE


Mais uma vez os colégios particulares, os donos de cursinhos e a mídia estão aí unidos, batendo no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, um dos bons frutos do Governo Lula, que ao criá-lo, tentou popularizar a educação, ou seja, colocá-la ao alcance das camadas mais pobre da população.
O Enem bateu de frente com a máfia dos cursinhos de pré-vestibular, que haviam se especializado em preparar estudantes para uma prova de múltipla escolha, onde nem era tão importante o aluno ter conteúdos. Eram cursos caros que selecionavam o estudante pela sua renda familiar.
A chegada do Enem abriu a universidade para as camadas mais pobres da população. Isso me trás de volta a uns 15 ou 20 anos atrás, quando vindo do Rio de Janeiro vim morar em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza – CE. Contava-se nos dedos de uma das mãos, quantos estudantes de curso superior tínhamos em Itaitinga, filhos de Itaitinga, que concluíram o então 2º grau em Itaitinga, no único colégio onde se podia fazer o 2º Grau. O Colégio Valmique Sampaio de Albuquerque.
Estes poucos estudantes que chegaram à universidade pleitearam à prefeitura um transporte para trazê-los da faculdade à noite, pois era tarde e já não havia a linha regular de ônibus funcionando. O prefeito colocou uma kombi que trazia aqueles jovens. Numa Kombi, cabiam todos eles. Era a kombi que às 22 horas saia daqui levando para Fortaleza professores do 2º grau, que lá moravam, e que para não retornar vazia, trazia aqueles estudantes.
Hoje a situação é outra. Não unicamente por causa do Enem, mas o ensino melhorou como um todo. Precisa melhorar? Claro. Mas tínhamos aqui no município, professores concursados ganhando um salário mínimo. E eram felizes, por que havia municípios que pagavam metade disso ou menos e ainda atrasavam o pagamento de salários. O Governo Federal aprovou o piso salarial da categoria que está em quase três salários mínimos, ou seja, o salário do nosso professor triplicou. O Governo Federal aumentou em mais um ano o período de ensino fundamental. Muitas outras coisas vem sendo feitas ao longo dos anos, desde 2002.
Com tudo isso, e principalmente com o Enem, o estudante pobre de nossa cidade readquiriu ânimo novo, teve sua alto estima elevada e chegou com maior facilidade à universidade concretizando seus antigo sonho. Hoje se a prefeitura quiser colocar transporte para trazê-lo de Fortaleza, terá que pensar em ônibus, uma frota de ônibus! E como a educação se expandiu, nosso jovem que vai a faculdade, já não vai apenas para Fortaleza. A Universidade veio para o interior, e muitos dos nossos jovens estudam em faculdades de Horizonte, Pacatuba, e até aqui mesmo, em Itaitinga onde temos pedagogia, serviço social, educação física, administração e outros cursos.
A máfia dos cursinhos, cujos donos são os mesmos donos de grandes colégios particulares, junto com a grande mídia, estão todos com saudades dos cursinhos pré-vestibulares, que lhes proporcionavam lucros fáceis, à custa da ignorância de nossos jovens.
Estes donos de cursinhos e de grandes colégios particulares estão juntamente com a grande mídia, o PIG, lutando par por fim ao Enem. Lutam juntos por interesses comuns. A Folha de São Paulo, que já me acostumei a chamar de Falha de São Paulo, a Revista Veja, a Rede Globo, dos marinho, não reconhecem o Enem como um avanço da educação brasileira, que a democratizou, pois o Enem acaba tornando mais difícil a entrada na universidade, de menininhos ricos, da Casa Grande que agora disputam a vaga das grandes universidades com mais candidatos, os candidatos da Senzala.
Parabéns ao MEC – Ministério da Educação e Cultura que se mantém inflexível na decisão de não cancelar nacionalmente a prova do Enem, que prejudicaria mais de cinco milhões de estudantes. O vazamento da prova do Enem foi algo localizado, e olhe lá se não foi premeditado para se fazer o escândalo, em um colégio de Fortaleza. O Christus. Que se anule as provas dos 639 alunos que fizeram a prova lá.
Lamentavelmente o colégio está no Nordeste, e o que se viu nas redes sociais, foi mais agressões contra o povo nordestino, chamado no sul/sudeste de burro, e que o país deveria fazer explodir uma bomba no Nordeste. Mais uma vez vem os valdetários da OAB/CE, empunhando suas espadas flamejantes, ameaçando a população do Sul/Sudeste com processos por discriminação. E como o fez em mil e uma vezes anteriores, nada faz, se cala, e coloca a outrora respeitável e temida OAB em situação vexatória.
Para finalizar, não podemos esquecer-nos de mais duas criações do Governo Lula, o Fies – Programa de Financiamento Estudantil e o Prouni – Programa Universidade para Todos. O Fies permite que qualquer estudante pobre, com boa nota no Enem, escolha a faculdade onde deseja estudar. Mesmo as mais caras, entre as particulares. Ele busca o financiamento da Caixa Econômica Federal e paga depois de formado. O Prouni dá a ele o direito de estudar gratuitamente nas mais caras faculdades do país, pois elas se obrigam a dar bolsas para estudantes pobres. Dar, não é o termo, o governo federal paga tais bolsas, permitindo que a faculdade a abata de impostos a pagar.

Um comentário:

fotos do doi-codi rj disse...

Gostei muito do tema "Exploração da miséria". "A miséria não acaba porque da lucro!" E vejamos agora neste ano de eleição como se explora essa pertinência dos políticos X povo... O povo na miséria entrega o seu voto pelos favores dos políticos em troca de tratamento de saúde, vaga numa escola e até por uma cesta-básica de alimentação. Então... À miséria é lucro durante quatro anos para os políticos e, os miserável por migalhas durante alguns meses...