Translate

sábado, 20 de dezembro de 2008

Cuidado com o desperdício de água

Impossível a vida sem água. Quem já sofreu com racionamentos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, ou até mesmo em Fortaleza, sabe o desespero que é enfrentar tais períodos. No entanto, vinha eu trafegando pelo Parque Santo Antônio, em Itaitinga, nas proximidades da Praça Luiz Gonzaga, quando deparei-me com uma cena inusitada: um homem tinha acabado de “varrer” com jatos d´água a sua calçada e agora molhava o calçamento da rua, na parte em frente à sua casa.
Não pude resistir. Parei e voltei. Educadamente dei bom dia e o alertei para o desperdício da água, um bem de uso comum e que está se tornando escasso. O cidadão, que faltou pouco para partir para uma agressão física, foi afirmando que eu não tenho nada a ver com isto, que está usando água de sua cacimba, e não a água tratada da rede pública, e que a cacimba é sua, e ninguém tem nada a ver com isto. Dando-me as costas, continuou o desperdício da água.Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas – uma pessoa precisa de 3,3 m³ de água por mês para atender suas necessidades de higiene e consumo. Isso dá por volta de 110 litros de água por dia. Faz idéia de quanto é o consumo real no Brasil? Chega a alcançar mais de 200 litros/dia. É muita água que vai pelo ralo. Além do desperdício de recursos naturais isso afeta o bolso, já que a conta de água é maior. Veja abaixo algumas dicas para preservar a água e economizar dinheiro:

Um banho de ducha de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água; Reduzindo o tempo do banho para 5 minutos e ainda desligando a ducha para ensaboar o corpo, o consumo cai para 45 litros.

Chuveiro é diferente de ducha. No chuveiro, considerando o mesmo banho de 15 minutos, com o registro meio aberto, gasta-se 45 litros; fazendo a mesma redução citada no item anterior, o consumo no chuveiro cai para 15 litros.

Escovando os dentes, cinco minutos com a torneira não muito aberta consomem 12 litros d’água; se só molharmos a escova, fecharmos a torneira enquanto escovamos os dentes e enxaguarmos a boca com um copo de água economizamos 11,5 litros. Isso faz diferença e não é tão difícil de praticar.

Lavando a louça: 15 minutos com a torneira meio aberta utilizam 117 litros de água; Se primeiro limparmos os restos de comida dos pratos e panelas com a esponja, depois abrirmos a torneira para molhar essa louça, fechar, ensaboar e então abrir a água para enxaguar, o consumo cai para 20 litros d’água. Se tem lavadora de louça, ligue-a somente quando estiver cheia.

A descarga do vaso sanitário gasta muita água, por isso evite acioná-la à toa ou apertar a válvula por muito tempo. Desde 2001 estão sendo fabricadas bacias sanitárias econômicas, que liberam sempre a mesma quantidade de água qualquer que seja o tempo de acionamento da válvula. Se está construindo ou reformando, que tal instalar uma dessas?

Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque e evite lavar uma peça por vez. No caso da lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia.

Piscinas expostas ao sol e à ação do vento perdem muita água por evaporação – 3.785 litros por mês para uma piscina de tamanho médio. Com uma cobertura, a perda é reduzida em 90%.

Procure usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar calçadas e quintais. Quinze minutos de mangueira ligada gastam 279 litros de água.

Lavar o carro por 30 minutos com uma mangueira não muito aberta consome 216 litros de água. Mais meia volta de abertura e o desperdício alcança 560 litros. Se lavarmos o carro com balde gastamos apenas 40 litros.

Pense nisto!

2 comentários:

Unknown disse...

É realmente o gasto de agua aqui em Itaitinga é muito grande, é bom agente tá fazendo com que a sociedade gaste menos agua, mas as vezes nem adianta por que agente fala muito ouvem e dão as costa e gastam mais agua ainda!

Paulo Afonso disse...

É bom, Mariana, que você já perceba isto.