Translate

domingo, 28 de dezembro de 2008

Mortes violentas

Sem indícios de constrangimento, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Estado do Ceará informa que hoje, já passam de 80, são 83, as mortes violentas de mulheres em todo o estado, em 2008. As mortes, provocadas por ciúmes, intolerância, posse, agressividade, tem feito os crimes passionais aparecerem como um dos primeiros na lista das estatísticas de violência contra a mulher. Note-se que os crimes praticados contra a mulher, são ricos em requintes de crueldade, e se não matam, deixam marcas profundas na vítima e em suas famílias.

No Barrocão, bairro pobre de Itaitinga, foi encontrada morta em um terreno baldio, a diarista Maria Moura, 38 anos, viúva, sete filhos menores. Maria vivia e sustentava a prole com um salário mínimo de sua pensão, mais o que ganhava com o trabalho doméstico de diarista. Foi espancada, torturada, sofreu violência sexual, teve os mamilos arrancados com mordidas, e foi finalmente morta.

No período dos feriados natalinos e de ano novo, momento que deveria se caracterizar por um clima de paz, alegria e harmonia, esta é a triste realidade que vivemos no Ceará. Um dos jornais de maior circulação, estampou em uma só edição, entre muitas outras, estas manchetes:

Mais uma mulher assassinada
Bandido morre após trocar tiros com a PM
Agricultor é morto a pauladas
Bala perdida atinge criança de 10 anos
IML registra 23 mortes violentas nos feriados de Natal, ou seja, entre a noite de 23 e a manhã de 26
Jovem encontrado morto com tiro na cabeça
Conjunto São Miguel: Clima continua tenso no bairro

2 comentários:

Blog Blogspot disse...

Paulo,

Senti muito a morte dessa viúva. Deus inspire que os 7 órfãos se mantenham no Bem, com ajuda dos familiares e de pessoas de boa vontade.
E que haja punição para o autor do crime, dentro da legalidade!
Abs.

Paulo Afonso disse...

Jânio, assim também esperamos.
Mas veja que absurdo: vinte e quatro horas após esta minha postagem, vi no Diário do Nordeste, um adolescente morto pela polícia no balão do Mondumbim. Foi o 1000º jovem morto, vítima de violência, em 2008 no Ceará. Triste estatística!