Translate

domingo, 26 de junho de 2011

Reforma Política: Reduzir o número de parlamentares


Essa é uma proposta que não tem perigo de ser aprovada. Qual o vereador, deputado estadual ou federal, e qual o senador que teria a coragem de aprovar um projeto que ele acha que dificultaria sua eleição?

Mas a proposta é simples, clara, objetiva. Por que temos 3 senadores por estado, seja um estado grande ou pequeno? Se não se quer fazer no senado a proporcionalidade do número de vagas com a população, que se diminua o número de parlamentares. Hoje são 3 por estado, com um total de 81 senadores. Reduzir para dois por estado, com um total de 54 senadores já seria uma boa idéia.

Mas e o suplente de Senador? Temos que acabar com isso. O suplente de deputado é o mais votado que não entrou no número de vagas. Mas o suplente de senador são dois ou três nomes que ele coloca na inscrição, geralmente seu pai, esposa, filho, e que o eleitor nem toma conhecimento. Você elege o senador e o suplente, que não foi votado, vai à reboque.

A Câmara Federal, mantém a proporcionalidade entre o número de vagas e a população do estado. Mantenhamos isto, mas cortando pela metade. Por que 513 deputados federais? A metade resolveria, com menor despesa.

Nos estados, as Assembléias Legislativas tem um número de vagas proporcional ao número de habitantes do estado. Cá, no Ceará, são 46 deputados, quando apenas 23 resolveriam o problema cortando despesas pela metade.

No município é que a coisa é mais grave. Em cada um as suas particularidades. Em minha cidade, Itaitinga, no Ceará eram 13 vereadores e foram reduzidos para 9 por medida de economia. Não se economizou nada, pois os vereadores pegaram o dinheiro que sobrou das quatro vagas que deixaram de existir e se concederam um autoaumento. Agora, argumentam que com mais cadeiras fica mais fácil se eleger e voltaremos a ter 13 vagas.

É proibida a eleição do analfabeto, mas tal como Tiririca que foi eleito deputado federal, muitos vereadores nos municípios brasileiros, são completamente analfabetos. Se a missão dos parlamentares é fazer as leis do país, do estado e do município, como permitir parlamentar analfabeto?

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem escrito. De forma clara e objetiva. Me orientou bastante, concordo plenamente com você.
Reforma política já.
Ai se todos tivessem essa consciência cidadã. Abraços (: